Embasamento Científico

O Didátika assume a responsabilidade de buscar e garantir a valorização da criança e do adolescente enquanto sujeito de direitos e produtoras de cultura, além de apontar caminhos, perspectivas e reflexões que contribuam para que possam desenvolver – integralmente – suas identidades e suas potencialidades, em condições de liberdade e dignidade.

As concepções de criança, ensino e aprendizagem aqui assumidas se alinham as perspectivas da teoria histórico-cultural, a partir dos estudos do psicólogo e pesquisador Lev Vygotsky, que entende a criança como um ser social que se constitui na interação com o meio, através de ações mediadas pela educação formal e/ou informal.

Optar pelas referida corrente teórica é considerar a importância das interações sociais para o desenvolvimento do sujeito, do pensamento e da linguagem. Tal relevância está atrelada ao papel de educadoras e educadores e da intervenção pedagógica para a construção de uma educação sistematizada e pautada em saberes científicos e socialmente construídos.

Aqui, busca-se construir um espaço de produção de conhecimentos e socialização de saberes produzidos. Com a publicação constante de materiais e recursos diversos, o Didátika objetiva contribuir para a construção de uma comunidade docente que busca o enriquecimento e a melhoria de práticas pedagógicas a partir da ação intencional de educadores.